A FEMA Distressed Real Estate é uma empresa de investimento em imóveis envolvidos com pendências jurídicas e/ou financeiras, que oferece liquidez e soluções rápidas e definitivas para as partes envolvidas.
Fundada por dois sócios advogados, especializados há mais de 15 anos em direito empresarial e de propriedade, acostumados com disputas jurídicas envolvendo ativos, e com experiência de milhões de investimentos na área imobiliária, a FEMA fornece soluções criativas, compatíveis com as necessidades de capital e de gerenciamento de risco de cada um dos envolvidos nessas pendências ou disputas que envolvam imóveis, sejam elas disputas trabalhistas, falimentares, comerciais, familiares, possessórias, ambientais ou de quaisquer outras naturezas.
O background jurídico e a capacidade de negociação, somados à visão empreendedora e ao seu potencial de investimento, conferem segurança e exclusividade na prestação de tais serviços e fazem da FEMA referência única na sua área de atuação.
Gerar oportunidades únicas de investimentos imobiliários, oferecerendo soluções rápidas, seguras e criativas para todas as partes envolvidas em disputas ou pendências relacionadas a imóveis. Com base em uma filosofia de "ganha-ganha", oferecemos liquidez a esses casos por meio de uma análise exclusiva de risco e oportunidades jurídicas e mercadológicas e criamos oportunidade de ganho para investidores e parceiros imobiliários.
Um dos mais perniciosos e presunçosos hábitos que permeiam nossa vida negocial é a utilização, injustificada, de anglicismos, galicismos ou outras expressões importadas.
Por outro lado, como lembra um dos nosso maiores Lexicógrafos, e também Imortal, Evanildo Bechara, "os estrangeirismos são registros linguísticos do contato entre os povos." Nada mais aplicável à expressão "distressed real estate" que, como se verá, não possui um correspondente em nossa língua com o seu exato significado.
Distressed real estate assets são definidos como ativos imobiliários que tem seu valor depreciado por fatores ligados à solvência de seu proprietário, que se vê portanto compelido a vender o ativo. A depreciação do valor do imóvel, portanto, não decorre de fatores ligados ao mercado (choques de oferta, por exemplo) ou ao próprio estado do ativo (falta de conservação, localização degradada, etc...): eliminado o "risco proprietário" o bem automaticamente reencontra o seu valor de mercado.
Como transportar esta idéia, em uma só expressão, para o vernáculo?
No meio jurídico, por exemplo, usa-se a expressão "valor de execução forçada" em avaliações de bens penhorados e levados a hasta público. Trata-se certamente de bens que se enquadrariam em distressed assets, mas estes não são necessariamente bens sujeitos a processos judiciais. Distressed assets podem ser alienados por iniciativa do proprietário, sem participação de credores, ainda que premido por sua situação econômica. Restringindo os bens ou ativos (assets) em bens imóveis ou ativos imobiliários (real estate), teremos o conceito de distressed real estate.
Emprega-se também, por vezes, expressões como "imóveis em litígio" ou "imóveis de risco". Ambas as expressões, contudo, em bom português, dão a entender que o risco refere-se ao Imóvel propriamente dito, o que é precisamente o oposto da idéia da expressão "distressed real estate".
A mais precisa definição parece ser a do jargão dos corretores de imóveis, que se referem corriqueiramente a "imóveis enrolados". A fórmula original do inglês é aqui preferível por razões de elegância e estilo.
Dr. Paulo de Tarso do Nascimento Magalhães
Aliando expertise jurídica em disputas de ativos com análises detalhadas e minuciosas do mercado imobiliário oferecemos liquidez para que as pendências sejam superadas de maneira rápida e definitiva, reduzindo os riscos e liberando os credores de disputas que podem durar anos sem que se tenha garantia de sucesso e oferecendo aos proprietários dos imóveis a quitação de suas pendências e a proteção de seu patrimônio residual.
Investimos nosso próprio capital, bem como desenvolvemos projetos em joint-venture com parceiros empresariais e investidores institucionais. Mas por termos capital próprio investido em todos os negócios, nossas avaliações de risco não levam apenas em consideração as possíveis perdas. Mais do que isso, buscamos encontrar possibilidades reais de ganho, oferecendo aos nossos parceiros e investidores do mercado imobiliário oportunidades únicas de negócio.
Para escritórios que possuem processos envolvendo imóveis, a FEMA, após um estudo e seleção detalhados dos casos, disponibiliza aos advogados a possibilidade de oferecerem aos seus clientes, sejam eles credores ou devedores, a satisfação de seus créditos e/ou adimplemento de débitos de forma antecipada, evitando dessa maneira toda a burocracia e os riscos envolvidos no moroso e complexo processo judiciário.
A equipe da FEMA, através da sua vasta experiência no encaminhamento e liquidação de processos complexos envolvendo imóveis, desenvolveu uma expertise única na correta avaliação das pendências, tanto do ponto de vista jurídico como do ponto de vista econômico. Sendo, portanto, capaz de assumir os riscos em que o imóvel está submetido a um preço justo, com menor deságio.
A FEMA possui expertise na valoração de litígios e contingências de qualquer natureza, sob a ótica da busca de oportunidades e não da mera minimização de perdas. Por este enfoque, a atuação da FEMA difere fundamentalmente dos bancos de investimento, empresas de auditoria e quaisquer outras empresas que analisam riscos. Como resultado, a FEMA pode ajudar com a monetização de ativos que os bancos, instituições de créditos e investidores convencionais jamais se disporiam a participar. Além disso, as soluções financeiras da FEMA agregam valores aos litigados uma vez que, enquanto elas dão liquidez a ativos que não seriam "monetizáveis" de outra forma, elas ajudam as corporações ou proprietários dos imóveis em questão a mitigar os riscos do litígio, fornecendo uma análise valiosa das perspectivas financeiras e jurídicas das disputas, contribuindo para a implantação de uma ampla estratégia de recuperação que contemple suas necessidades de prazo, liquidez e, eventual, proteção para os demais ativos de sua propriedade.
Por outro lado, a FEMA compreende o desejo das partes interessadas na reivindicação dos imóveis envolvidos nos litígios, sendo capaz de alinhar os interesses com elas e/ou com seus advogados, disponibilizando a cobertura dos riscos do processo, por meio da monetização dos créditos reivindicados. As propostas oferecidas pela FEMA são alternativas atraentes aos litigantes pois levam em consideração todas as taxas, custos, despesas e honorários envolvidos na disputa, bem como o prazo e os riscos inerentes à continuidade dos processos através dos trâmites normais da justiça brasileira.
Graças à sua origem jurídica e as suas análises e rede de contatos na área imobiliária, a FEMA é capaz de assumir riscos com imóveis envolvidos na garantia de dívidas e empréstimos que os bancos e as financeiras não estão dispostos ou simplesmente não podem assumir por suas políticas de risk management.
Com essa expertise única e sua capacidade de investimento, a FEMA pode oferecer para essas instituições uma monetização rápida e vantajosa de seus ativos adjudicados ou seus direitos de penhora imobiliária, trocando os riscos e custos jurídicos, mercadológicos e financeiros da imobilização pelas inúmeras possibilidades de alavancagens de ganho proporcionados pela liquidez financeira que só essas instituições sabem criar.
Com um posicionamento único e inovador no mercado imobiliário, a FEMA oferece uma oportunidade inédita de alto retorno com alta margem de segurança para seus parceiros investidores. Como acreditamos em nossos investimentos, todos os nossos negócios contam com o aporte do nosso capital, ao menos em parte. Essa é a maior garantia de que nossos investimentos são selecionados com o máximo critério e realizados com o cuidado e o objetivo de conquistar a maior taxa de retorno no menor prazo possível.
Essa filosofia orientada pela liquidez e pelo giro rápido do investimento, é que propicia aos nossos parceiros imobiliários oportunidades exclusivas, fechando o ciclo virtuoso de investimentos baseado em uma postura "ganha-ganha" de negócios.